Até ontem Dona Alaíde era conhecida como “a mãe do Danilo.” O filho, herói em Chapecó, garantiu com a ponta do dedão do pé a classificação do seu time e levou um país inteiro à final da copa sul-americana. Essa semana o mundo viu de onde veio a bravura do Danilo. 

Dona Alaíde mostrou a todos nós que é possível esbanjar vida quando o destino nos propõe um mero existir. Antes do velório coletivo para os atletas falecidos da Chapecoense, notou o desconforto de seu entrevistador. O repórter Guido Nunes também estava de luto. Tinha perdido companheiros de profissão. A ele coube a difícil tarefa de noticiar as palavras de uma mãe brasileira, desconsolada, diante de uma tragédia tão inexplicável. 

Dona Alaíde mudou o tom da entrevista ao notar a dificuldade do Guido. Já na se preocupava mais com a própria dor. Tomou a angústia do seu próximo e se dispôs a acolher quando precisava ser acolhida. Compadecida, olheu nos olhos de seu companheiro de sofrimento e ofereceu-lhe um abraço. Fez isso porque tem vida para dar. Fez isso porque é mãe. Adotou, por um minuto, um filho que lamentava a perda de colegas. De coração despedaçado, ofereceu colo de mãe. Naquele momento, o Brasil inteiro foi abraçado. Dona Alaíde nos adotou por uns minutos. Ali, no funeral do filho, ela se tornou mãezinha do Brasil. 

Esse abraço entrou para a história. Quando vi a cena, chorei. Me lembrei da minha mãe e da minha esposa, que abraçaram quando precisavam ser abraçadas. Assim como Dona Alaíde, enxugaram lágrimas de outros segurando as próprias. Desconsoladas, consolaram. 

Sou fã de Dona Alaíde, minha mãezinha lá de Chapecó. A mãe do Danilo é a mãe do Brasil. 

Beijão, mãezinha. Peço que Deus dê a você um abraço como o seu. Que você seja consolada como consola. 

De quem chorou com você, 

Pierre. 

Foto: reprodução/Facebook 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s